A Total Linhas Aéreas é uma empresa aérea brasileira com sede na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.
História
A Total Linhas Aéreas S.A foi fundada em 2 de maio de 1988, com o nome de Total Aero-Táxi. Contava com 01 EMB-110 (Bandeirante) e sede em Belo Horizonte.
Em dezembro de 1994, a Transportadora Sulista S/A, uma das maiores organizações de transporte rodoviário do país, com sede em Curitiba/PR, comprou 100% das ações da Total Aero-táxi. Iniciou-se então um processo de reestruturação, para tornar a empresa capaz de operar no segmento de transporte regular. Nessa data a frota da Total já era composta por nove aeronaves (01 BE-99, 07 EMB-110 e 01 EMB-120 ER QC).
Em janeiro de 1996, esse processo se concretizou e com o recebimento do “CHETA” (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo) vindo do DAC, a Total Aero-táxi passou à categoria de companhia aérea regular, se transformando em empresa homologada segundo o RBHA-121 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica) e podendo operar aeronaves de qualquer categoria.
Hoje a Total opera com autorização para transportar malas postais, cargas e passageiros, na América do Sul e Caribe. Foi uma empresa regional de grande expressão, tendo sido considerada a maior do Brasil neste segmento, voando com as aeronaves turbo-hélices ATR-42 e ATR-72 em suas rotas de passageiros, e o Boeing 727 em vôos de carga. Operava majoritariamente em Minas Gerais, embora também tenha servido diversas cidades nos estados de Amazonas, Pará, Tocantins, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
A Total permanece como referência em manutenção de aeronaves ATR, tornando-se "Oficina Autorizada" do fabricante na América Latina. Seus funcionários, por sua vez, têm incentivos constantes para melhorias no currículo, como aulas de inglês dentro das dependências da empresa e o programa Bolsa-Auxílio (pagamento parcial de cursos de graduação e pós-graduação).
A Total Linhas Aéreas conquistou por dois anos consecutivos o prêmio da revista Avião Revue de Melhor Companhia Aérea Regional do Brasil, nos anos de 2006 e 2007.
As últimas rotas inauguradas pela empresa foram vôos para Búzios, Macaé, Rio Verde e Goiânia. Em dezembro de 2007 a Total teve seus vôos de passageiros "aviação regular" transferidos para a empresaTRIP Linhas Aéreas ficando somente com os vôos cargos, e alguns vôos de passageiros da PETROBRAS. Sua sede operacional continua em Belo Horizonte - Minas Gerais, com parte da administração da empresa tendo sido transferida para Curitiba - Paraná. A Total, atualmente opera somente voos para grandes clientes corporativos, como Correios, Petrobras
Nenhum comentário:
Postar um comentário