Timão completa 99 anos e inicia contagem regressiva para o centenário
Comissão anuncia comemorações nesta terça, enquanto direção promete time para ganhar Libertadores e ano pomposo financeiramente
Defederico é um dos reforços do Corinthians para a disputa da Taça Libertadores
O aniversário é de 99 anos, mas o Corinthians passa a respirar seu centenário a partir desta terça-feira. Depois de um rebaixamento, três títulos e a vaga na Taça Libertadores de 2010, o Timão entra na reta final para completar 100 anos com expectativa de sucesso em todas as áreas, mas sem conseguir escapar das polêmicas que sempre rondaram o Parque São Jorge.
Logo pela manhã, a Comissão do Centenário, grupo formado por seis pessoas para a gestão das criações no ano comemorativo, vai inaugurar na sede social um relógio em contagem regressiva para o centenário. Serão anunciados também outros eventos para os próximos meses.
Apenas dois estão confirmados: um banquete para associados e convidados ilustres, ainda em setembro, e um maior, provavelmente com um show, para toda a Fiel. O clube planeja também a realização de um amistoso entre jogadores atuais contra ídolos do passado e também até a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Para colocar tudo em prática, a comissão procura parceiros.
- Os primeiros eventos serão feitos pelo Corinthians, mas temos negociações para todos os outros. A procura dos patrocinadores está sendo bastante grande – afirmou o presidente da comissão, Duílio Monteiro Alves, negando os boatos de que o grupo estaria enfrentando problemas financeiros para realizar os projetos.
Mas nem só de comemoração vive o Corinthians. O primeiro atrito entre a comissão e o diretor de marketing, Luiz Paulo Rosenberg, aconteceu pela utilização ou não da cor roxa. O dirigente, idealizador do terceiro uniforme, era favorável, mas a ideia foi vetada pelo grupo. Assim, o dia do Corinthians, que espalhará 250 meninas por São Paulo com uniforme e bandeira, será da forma tradicional.
- Não é que o roxo está fora. Estamos lançando o dia do Corinthians. Então, será como costume: preto e branco – acrescentou Alves.
Outro problema foi a criação de um logotipo do centenário. Romero Britto, renomado artista plástico, foi convidado para criá-lo, mas teria cobrado uma participação comercial, o que acabou vetado por Rosenberg. Com o fracasso, a marca será apresentada apenas futuramente.
- Deixamos esse assunto suspenso, porque é uma coisa delicada. A logomarca tem de ser do clube, seja quem for o criador. Sugiro até um termo de doação para o clube. É preciso servir ao Corinthians e não se servir do Corinthians – comentou o conselheiro e membro da comissão Edgar Ortiz.
No futebol, direção promete time para vencer a Libertadores
Marcelo Mattos está de volta ao Timão
As comemorações, porém, não serão o único motivo de alegria para a Fiel. Pelo menos, é o que garante a diretoria alvinegra. Depois de perder os titulares Douglas, André Santos e Cristian, o clube promete um elenco capaz de finalmente conquistar a Libertadores, único título importante que falta na galeria.
- A Libertadores é uma fixação, uma obsessão. Existe um planejamento feito integralmente para isso. Asseguro que o time do ano do centenário vai ser o melhor em várias décadas – disse Rosenberg, na semana passada, em Barueri.
O marketing, aliás, ganhou força nas transações do futebol. Sem dinheiro em caixa, o Corinthians procura parceiros e investidores para contratar. Os últimos meses de 2009 serão usados para arrecadar dinheiro e entrar pesado na briga por jogadores de qualidade.
Com as vindas de Marcelo Mattos e Defederico, a equipe para a Libertadores está praticamente pronta. Mesmo assim, o clube quer nomes que causem reboliço e atraiam mais torcedores aos jogos. Riquelme, do Boca Juniors-ARG, é o maior sonho, assim como a vinda de um lateral-esquerdo renomado.
Perder Ronaldo é impensável no Parque São Jorge. Pela classificação à maior competição sul-americana, a diretoria não cogita a possibilidade de o Fenômeno ir embora no encerramento do contrato, em dezembro, e promete usá-lo como chamariz para atrair atletas importantes, sobretudo aqueles que atuam no exterior.
- Não consigo ver o Ronaldo sem o Corinthians e não consigo ver o Corinthians sem o Ronaldo. Ele tem tudo para continuar. Não o vejo fora do Corinthians. Pelo contrário. Ele é mais que um jogador. É um parceiro – entusiasmou-se o diretor de futebol Mário Gobbi Filho.
Timão quer rechear cofres com patrocínios
Ronaldo representa um parceiro para a diretoria do Corinthians
A camisa abarrotada de anúncios publicitários continuará durante o centenário. Os patrocínios são a grande arma do clube para conseguir manter as contas em dia e buscar reforços. As negociações estão avançadas e as empresas devem ser apresentadas oficialmente no início do próximo ano.
Atualmente, o Corinthians arrecada cerca de R$ 32 milhões com os patrocínios no uniforme. A perspectiva para 2010, mesmo com a crise financeira ainda atingindo parte do planeta, é dobrar esse valor.
- Vai ser o ano da redenção econômica e financeira do Corinthians. E tudo isso vai se transformar em melhoria nas condições de ganhar a Libertadores – prometeu Rosenberg, em entrevista à "Rádio Globo".
A intenção também é aumentar os vencimentos de Ronaldo. O Fenômeno recebe R$ 12 milhões dos R$ 32 milhões, mas deve renovar por um valor ainda maior. O acréscimo viria com a participação dele em amistosos no exterior. O empresário dele, Fabiano Farah, é quem negocia em nome do Timão.
- Pensamos em gerar uma receita para o Ronaldo comparável com o que ele teria nos grandes clubes da Europa. Estamos conversando sobre amistosos, produtos e patrocínios de camisa. O Ronaldo não sai nunca mais do Corinthians – completou o diretor de marketing.
Fonte: Carlos Augusto Ferrari/Globo.com
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