terça-feira, novembro 18, 2008

Decio Tozzi ganha prêmio de arquitetura sacra

O arquiteto paulistano Decio Tozzi, autor, entre outros trabalhos, do projeto do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, foi um dos premiados pela Fundação Frate Sole, organizadora do Prêmio Internacional de Arquitetura Sacra, com a Capela da Fazenda Veneza, em Valinhos (SP).



Inaugurada em 2003, a capela foi premiada também na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires e pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), em 2004.



Com uma cobertura curva e a cruz vermelha implantada na água, a capela, segundo Tozzi, é uma catedral da natureza.

Em texto que divulgou o prêmio para as publicações especializadas, o arquiteto explica o projeto:

"Dois elementos plásticos assinalam um lugar na paisagem. A cobertura curva - Abrigo do Homem e a Cruz de Cristo. Essa delicada relação gera um espaço na paisagem de beira lago -um vazio que desenha o pequeno templo. Configura-se, entre o abrigo e a cruz, a fluida sucessão espacial que sugere o programa litúrgico da capela - o átrio, o batistério, a nave inclinada, o altar e a abside que se confunde com o lago. O espaço da capela é o espaço da natureza!"

O prêmio de Arquitetura Sacra da Fundação Frate Sole acontece a cada quatro anos e é patrocinado pelo Vaticano. Dos 250 projetos selecionados, seis foram premiados. A capela de Tozzi ficou em segundo lugar, com mais dois projetos de outros arquitetos. O arquiteto John Pawson recebeu o primeiro prêmio, com o projeto abaixo, para a região da Boemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário