segunda-feira, novembro 24, 2008

Empresas Aéreas: LAN Chile

Clique na imagem para ampliar.

A LAN Airlines S.A., é uma linha aérea chilena com base em Santiago do Chile. É a principal companhia aérea chilena, e uma das maiores da América do Sul, com vôos para a América Latina, Estados unidos, México, Caribe, Oceania e Europa. É membro da aliança aérea Oneworld.

O principal hub da empresa é o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, com hubs/cidades focus no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini em Buenos Aires, Aeroporto Internacional Jorge Chávez em Lima, Aeroporto Internacional Mariscal Sucre em Quito, Aeroporto Internacional Jose Joaquin de Olmedo em Guayaquil e o Aeroporto Internacional de Miami.

História

A companhia foi fundada pelo comandante da Força Aérea Chilena Arturo Merino Benitez, e iniciou as operações em 5 de março de 1929, como Línea Aeropostal Santiago-Arica. Recebeu o nome de Línea Aérea Nacional de Chile (LAN Chile) em 1932. Em setembro de 1989, o governo chileno privatizou a empresa, vendendo a parte majoritária das ações para a Icarosan e Scandinavian Airlines System.

Em março de 2004, a LAN Chile e as subsidiárias LAN Peru, LAN Ecuador, LAN Dominicana e LANExpress foram fundidas na marca LAN. No 2º semestre de 2005, a LAN abriu uma subsidiária LAN Argentina na Argentina e opera vôos nacionais e internacionais a partir de Buenos Aires, tornado-se a 3ª maior operadora, atras da Aerolineas Argentinas e Austral. Esta subsidiária também está sob a marca LAN.
Jatos da LAN e LANEXPRESS em Santiago, Chile (SCL)

A LAN Airlines, possui as seguintes subsidiárias e participações: LAN Cargo (99.4%), LANExpress (99.4%), ABSA - Aerolinhas Brasileiras (73.3%), LAN Peru (70%), LAN Dominicana (49%), LAN Ecuador (45%), LAN Argentina (49%), MasAir (39.5%) e Florida West International Airways (25%). Tem cerca de 11,173 funcionários.

A LAN possui codeshares com a American Airlines para destinos nos EUA, British Airways e Iberia para destinos europeus, para destinos asiáticos possui com a Korean Air, e alguns destinos na Australia com a New Zealand e a Qantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário