sexta-feira, novembro 14, 2008

Deserto de Mojave & Cemitério de Aviões

Deserto de Mojave é o nome dado a parte mais elevada do Deserto da Califórnia, sendo que o Deserto de Sonora corresponde a sua parte baixa.

Esse deserto possui clima bastante hostil e abriga formações geológicas famosas, como o Vale da Morte, com seus leitos de lagos secos e cheios de sal.

Nesse deserto também está alocado o maior cemitério de aviões do mundo, que consiste em um depósito onde grandes jatos das empresas aereas de todo o mundo ficam aguardando para serem desmontados para aproveitamento de seus materiais recicláveis. O deserto tem esse nome devido a Grande predominância de cobras Mojave, um tipo de cascavel.

No cemitério de aviões, são 4.550 aeronaves. Qualquer país que tivesse acesso a esses equipamentos se tornaria uma potência militar. No enorme deserto do Arizona, aeronaves que bombardearam cidades e mataram inimigos agora repousam em silêncio. Os poderosos Hércules estão acorrentados, para evitar um vôo indesejável, em uma tempestade do deserto americano.

O ar seco do Arizona, no entanto, é um remédio contra a corrosão. E o revestimento branco que dá um tom pálido aos grandalhões reflete o calor do deserto e evita o desgaste das peças. O centro de manutenção e regeneração de aeronaves dos Estados Unidos foi criado para guardar os aviões que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial. Depois vieram novos confrontos, novas tecnologias e mais aposentados. Mas não se engane: os fantasmas do deserto podem voltar aos céus a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário